6 Dicas de Estudo

17:20

Com o final de ano chegando vem as provas finais e para alguns o período da recuperação, e hoje decidi trazer algumas dicas para quem está enfrentando essa fase. Se tiver mais alguma sugestão pode deixar nos comentários logo abaixo :)



Monte um cronograma de estudo
O cronograma não é importante só para o estudo, e sim para tudo nessa vida, mas deixemos esse papo para depois.

Organize o seu tempo para estudar e fazer as atividades. Priorize as matérias que tem dificuldade e que vão requerer mais de seu tempo. É importante considerar a proximidade da prova, se a prova de matemática for na quarta-feira e a de português na sexta, é obvio que é bom dar uma reforçada em matemática.
Siga o cronograma com todas as suas forças e esqueça o celular, computador ou qualquer outra coisa que possa te atrapalhar.


Utilize da tecnologia ao seu favor
A tecnologia pode ser usada contanto que para o estudo, pode parecer que essa dica contradiz a de cima, mas tudo depende da forma que você utiliza cada plataforma. Existem milhões de canais que oferecem vídeo aulas sobre o assunto que você tem que estudar. Veja alguns dos vídeos e escolha o professor que mais se adéqua a você.

Faça todas as atividades, ou uma boa parte delas
“Nossa Larissa, você é idiota ou o quê?” talvez vocês tenham lido o tópico acima e tenham pensado exatamente isso, não os descrimino, mas é a realidade. Algumas matérias, como exatas, só são aprendidas com a prática que neste caso são os exercícios. Juro que não vai adiantar ficar horas olhando para a teoria no livro se você não pegar uma folha de papel e tentar fazer as questões.



Resuma
Depois de ler o assunto algumas vezes, feche o livro e tente escrever tudo que lembra em um papel. Depois de terminar leia o seu resumo e consulte o livro para ver o que está certo e o que deve ser acrescentado.
Esse resumo vai ser muito importante, pois você pode estudar por ele de uma maneira mais pratica, ele vai conter todas as informações necessárias e vai ter sido produzido por você e mostra o que você captou e onde que está defasado.


Coloque a matéria em sua vida
Ok, essa é uma dica meio difícil, mas tente. Eu sei que parece irreal você tentar pegar algumas matérias e colocadas em seu dia a dia. Mas algumas coisas você consegue, juro. Vou até exemplificar com coisas que eu penso. (agora eu sou 1° ano do ensino médio, então vão ter coisas que eu realmente não sei).

Em uma ladeira qualquer: “Nossa, subir ladeira é muito mais difícil que descer!”
R: “Claro que é, quando descemos estamos a favor da gravidade”.

Na academia: “Fiz muito exercício e agora meus músculos doem”.
R: “Isso é por causa da produção de ácido lático, na próxima vez capte mais oxigênio respirando e isso não vai acontecer”.

Em casa: “Meu deus, quanta poeira!”.
R: “Acredite ou não, mas uma boa parte dela é você! E com isso quero dizer o seu tecido morto que acabou sendo “arrancado” de sua pele e saiu voando”.

Nos aniversários católicos: “Derrama senhor, derrama senhor....”
R: “Derrama é o imposto que fez surgir Inconfidência Mineira, e com ela o Arcadismo”.

Na aula de matemática: “Eu não sei para que serve logaritmo”
R: “... Nem eu, log é do capeta. Vai ver é para fazer todo mundo tirar zero no vestibular.”


Decore
Essa vai em ultimo caso. Sabe quando você tem que fazer a prova daqui a algumas horas e não sabe como mitocôndrias e respiração celular vão se encaixar na sua cabeça? Decore. Simples não?

“Mas Larissa, eu já faço isso e não da certo”. Ora essa jovem gafanhoto, você está fazendo isso errado. Lembra-se do resumo que eu falei lá em cima? É agora que também poderemos utiliza-lo. Pegue esse resumo e saia andando pela casa enquanto lê. Não tenha vergonha da sua família te olhando estranho e imaginando que você enlouqueceu. Afinal o resultado é seu, não é? Digo que tem que ser o resumo e não o livro, pois o resumo foi feito por você com a sua linguagem, então vai ser mais fácil de ser decorado.

Leia várias vezes seguidas. Depois guarde o papel e fale o que estava escrito lá. Se não souber tudo, pare de falar e repita o processo de ler até sentir confiança e depois falar. Faça isso até saber o texto todo (esse também é um método para decorar a sua parte em apresentações).

Você pode ir relendo no caminho da escola e uma ultima vez antes da prova. Quando receber a sua avaliação, se não tiver muita confiança, pode ir até uma folha em branco e transcrever tudo que você decorou.


Por hoje são essas dicas, a maioria delas dá certo comigo e eu espero que funcione com você. Ah, as imagens foram tiradas do We heart it.

Você também pode gostar

0 comentários

Hey, podem falar o que acharam do post :)