Resenha: Fazendo meu Filme 1

13:30



 "Minha cabeça estava rodando e eu só conseguia pensar que iria morar um ano em outro país."

Eu tinha dito aqui que ia terminar o Fazendo meu Filme e ia esperar a historia esfriar na minha cabeça por pelo menos um dia, mas vim aqui anunciar que isso não deu certo e que essa resenha começou a ser escrita quando fechei o livro.

Eu tive certa resistência para escolher o FMF como a primeira resenha literária do blog, tanto que já tinha marcado na programação um outro livro, porém eu havia emprestado e odeio ler em PDF. Podia ser o acaso me mandando reler o livro, afinal a minha primeira leitura do livro foi no final da minha sexta serie, quando eu tinha doze anos e o calendário marcava o final de 2011.

Segundo o Skoob: Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. 

“Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 



Fani é uma adolescente normal que adora filmes, é sonhadora e romântica. Tem uma queda pelo professor, e dois melhores amigos maravilhosos que fariam bem a vida de qualquer ser humano.

"Engraçado pensar isso, traição de amigo. Nós não temos nenhum contrato, compromisso, não somos sócios, casados, namorados... nada. Apenas amigos. Mas ainda sim eu estou me sentindo um pouco passada para trás, trocada..."

A narrativa é até que bem clichê, se você resumi-la é provável que já tenha lido algo parecido. Porém a escrita da Paula Pimenta vai fazer você se esquecer de tudo, para vivenciar o enredo. A narração em primeira pessoa faz você entender o mundo cor de rosa da Fani e se apaixonar por ele.

A história é bem simples, mas é apresentada de uma maneira completamente nova. As crises e os medos adolescentes são muito bem passados, coisa que eu não conseguia enxergar aos meus doze anos, e agora vejo com muita clareza. Você vai lendo e antes do meio do livro você já considera a Fani uma amiga.



Identifiquei-me em muitos trechos, e admito que sorri e quase chorei em outros. A forma como a Paula escreve faz você sentir como se fosse um relato de uma conhecida, e ela claro merece os parabéns por não parecer uma daquelas historias adolescentes com pontos de vista jovens artificiais.

"Começou a chover de novo. Pelo menos isso. Enquanto o tempo estiver ruim, eu não preciso sair. Não sei quem sancionou essa lei de que meninas de 16 anos são obrigadas a sair todos os dias do final de semana."

Antes da minha releitura o livro tinha três estrelas na minha estante no skoob, agora tem quatro. Só não ganho o total porque algumas partes me incomodaram um pouco. Tinha momentos que poderiam ter sido cortados, pois o numero de paginas é suficiente para não existir uma correria sentimental.

"Acho que só quem já passou por isso sabe o que é ter o coração arrancado do peito. A sensação é exatamente essa, como se estivesse faltando um órgão dentro de mim. Como se eu estivesse sangrando por dentro."

Só para comprovar como a Paula é uma ótima escritora, ela já vendeu mais de 600.000 exemplares distribuídos entre seus doze títulos publicados.

Você também pode gostar

2 comentários

  1. Oi Larissa,

    Olha, tenho muita vontade de ler esse livro, mas ao mesmo tempo morro de medo de não gostar. Pelas resenhas que leio parece que a narrativa é mais voltada ao público feminino, mas essa coisa de retratar a adolescência, medos e primeiros amores me instiga. Fora que sempre falam bem da narrativa da Paula. Adorei sua resenha, você fez bem em não deixar as emoções esmorecerem.

    Abraços.

    http://milvidasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jeferson o livro realmente tem esse quê feminino, podemos ver isso pelo próprio publico da Paula. Se você não tem certeza se quer ler o livro na integra, no site da editora tem o primeiro capitulo grátis para baixar, você pode dar uma lida e ver se a narrativa te agrada.

      Excluir

Hey, podem falar o que acharam do post :)