O peso da escravidão moderna

19:30



Título bacana, né? Podia até ser um artigo de sociologia ou a tese para um TCC de Humanidades, mas sou apenas eu mostrando a minha opinião ao mundo. Fiz um comentário em relação a uma reportagem que meu professor de História enviou.



Se quiser ter plena noção do meu comentário recomendo a leitura da reportagem, mas se quiser saber apenas a minha opinião sinta-se a vontade.




Uma boa parte da população (a que não acha um tabu falar sobre preconceitos) imagina que o racismo é um grande problema  brasileiro que acaba gerando alguns outros. Quando a verdade o problema está muito mais embaixo. Dizemos que o fim da escravidão ocorreu em 1888 quando ele ainda existe em nós, a Lei Áurea nada mais foi do que mais uma lei que não se aplicou em nosso país.

Em nossas mentes ainda imaginamos que o negro é submisso, que sua força é a mais valia da burguesia, seus ombros carregam injustamente o peso de uma sociedade que lhe ignora. O que difere o nosso pensamento do português “aproveitador” que usou de nosso território para enriquecer burlando as leis morais? O que se consegue construir (em boa qualidade) em cima da lama? O que poderia ser produzido além de obras artísticas que mostram a beleza e injustiças da lama?


Não adianta culpar a sociedade e declamar horrores sobre o tema quando somos nós que a formamos. A morte desses jovens nada mais é que o assassinato de “objetos” de nossos senhores, a desculpa dos policiais é a modernização do “Estavam fugindo e querendo montar quilombos” dos feitores; retratando que é melhor morto do que livre, que é melhor não existir do que fugir da visão de sofrimento e dor que devem carregar.

Na série de ficção britânica Doctor Who, em uma das passagens diz-se que as criaturas mais atrozes as vezes deixam passar uma vitima e que dessa forma elas conseguem viver bem e matar milhões, pois por capricho deixam uma ficar bem.


Essa é a sociedade criada por nós, vez por outra deixa um escravo virar um assalariado, um vendedor ou até mesmo um feitor, que passa a escravizar outros iguais a si. É o caso da Ministra da Igualdade Social, ela é um cartaz ambulante de que se você tiver sorte e o vento soprar ao seu favor em um dia especial, você pode ser promovido.


Não adianta se contrariar e pregar o ódio contra o racismo e os próprios racistas enquanto você, como representante da raça humana e um ponto na sociedade ainda não assinou a sua alforria.

Você também pode gostar

0 comentários

Hey, podem falar o que acharam do post :)