Sonhar com os pés no chão

19:00


Uma das minhas características marcantes é que sou realista. Não dou freio a minha língua e quase sempre tem alguém que fica chateado comigo por isso. Você pode ver como quiser, mas isso não vai me afetar de forma alguma (viu?).

Nos últimos tempos, desde o inicio do ano para ser mais especifica, um monte de gente fica fazendo aquela pergunta do que eu quero fazer profissionalmente. Sei que ainda tenho um tempinho pela frente para pensar sobre isso e mudar de ideia, o que talvez aconteça, mas até agora o tal curso que dou como resposta é Engenharia Química.

Só para vocês terem uma ideia de como opiniões podem mudar rápido, lá em Março eu só faltava morrer quando meu professor de matemática dizia que eu devia fazer alguma engenharia. Gente, eu jurava por tudo que não seria engenheira e eis que tcharan estou anunciando isso aos quatro cantos.

Porém essa não é a minha primeira opção e nem nunca será. Eu amo escrever, tenho até uns hábitos bem estranhos relacionados a esse vicio e queria poder sobreviver disso. Meu sonho de consumo profissional não é virar uma blogueira famosa conhecida pelo mundo, eu quero ser escritora. Fico muito feliz em ver que o mercado literário nacional tem crescido nos últimos anos e que lá na frente pode ter um espaço para mim, mas sinceramente rola a duvida e eu prefiro deixar esse sonho nisso mesmo, só nos pensamentos.

Sei que tem um monte de mimimi sobre isso, e minha família é a que mais faz, então não me venha com esse clichê que ser feliz profissionalmente é o mais importante. Sabe por que? Minha autora preferida é a Larissa Siriani, ela escreve super bem e é publicada por uma editora tão pequena que não tenho nenhum livro dela na minha estante. Ela pode ser feliz com isso, mas pessoas são diferentes (devolvi o clichê).

Eu tenho outros sonhos, e sei que eles vão me fazer feliz tanto temporariamente quanto a longo prazo e não vou querer sacrifica-los para ser feliz apenas com o trabalho. E é isso que quero que vocês pensem. Sei que sonhos nos levam as nuvens e nos fazem felizes imaginando o futuro desejado, mas as vezes eles só podem ser isso mesmo: sonhos.

Meu padrinho falou uma coisa que é dita e certa: “É melhor ficar com a minha realidade do que ficar nas nuvens, pois a queda é alta demais e não tenho casco de tartaruga para me proteger.” Não foi bem assim, mas vocês entenderam, espero.

Não estou querendo que vocês não tenham sonhos e imaginem um futuro divino, com um desses enredos de Best-seller é só tentam se controlar, sabe? Você pode muito bem ter o seu propósito e vários planos reservas, que no meu caso profissional será a Engenharia Química. Quer ver uma prova disso? To aqui dizendo que vocês tem que levar a vida na real e imaginar coisas realmente possíveis, e mesmo anunciando aos quatro cantos que vou fazer Engenharia na UFBA, estou aqui gastando uma boa parte do meu dia com meu novo projeto de escrita.

Você também pode gostar

0 comentários

Hey, podem falar o que acharam do post :)