O quê é o noFollow? Ter ou não no meu blog?

16:00

Fala pessoas do mundo. Hoje trago um post especial para quem tem blog, acho que vai ter uma coluna esporádica sobre isso por aqui.

Em uma tradução ao pé da letra é algo como “não seguir”, ou seja, o seu HTML (código) vai avisar ao google que ele pode ignorar aquele link porque não é importante. “ Calma aí Larissa, explica isso direito”. Olha só, sabe quando você vai colocar um link no seu post? Na imagem abaixo dá para ver o que eu to falando (uso o blogger).


Então, se você marcar que quer um noFollow o google vai ignorar o link que você está colocando ali. Mas porque isso é importante? Existe um rank de blogs que são dados como uteis e serão exibidos na frente quando você pesquisa algo no servidor de busca.


Como podemos ver, os primeiros da lista são os que têm uma melhor rank em relação a minha busca (receita de cookies) e obviamente vão ser os primeiros/únicos a serem clicados. Seu objetivo de vida como blogueiro é colocar o seu link ali no topo. Mas quando você vai lá e dá um noFollow a pessoa que você está linkando pode até ganhar umas visitas, mas não vai ter uma ajudinha para aparecer no topo.

Quando você NÃO deve usar o noFollow
Com o egoísmo deixado de lado você está ajudando os amigos da blogosfera a crescer. Se você está lá indicando que o seu leitor pode/deve ler aquele conteúdo qual é o sentido de você dizer ao google o contrario?

Quando você deve usar o noFollow
Sabe aquela loja que é uma furada, o site é uma enganação e tudo que você quer é que as pessoas não passem pelo que você passou? Ativa o noFollow sem pensar duas vezes, afinal se você ta mandando a real e dizendo que ninguém deve usar o google pode ignorar isso, né?
Tome muito cuidado, pois se o seu post tiver muitos links doFollow (muito mesmo, tipo mais de 80) o google pode achar que você vende links e abaixar a sua posição.

Pode acontecer do seu HTML ter o noFollow e você nem saber. É comum ele ser automático em relação aos comentários e tal. Aqui no blog eu já desativei, nada mais justo para vocês que me acompanham e tem o trabalho de ler, comentar e deixam o link lá no final. Mas eu tive que mexer no código para poder “apoiar” vocês. É super simples, veja só:


Para aparecer essa caixinha no código é só clicar na caixa do HTML e apertar Ctrl + F, então você digita noFollow e aperta enter. Automaticamente ele vai ler seu código e vai mostrar onde tem a linha com isso (se quiser tirar é só apagar a linha). No meu caso existiam 2 linhas de códigos em toda a página e foi super fácil de apagar. O bacana é que se você só apagou agora, os comentários anteriores vão ser “apoiados” da mesma forma.


Quero deixar bem claro que não é o meu objetivo falar “Olha só coleguinha, tire o noFollow do seu blog, é uma ordem” e nem “OMG, a minha vida de doFollow é uma maravilha” só quero que vocês entendam e pensem um pouco sobre isso. Afinal tem um monte de noFollow por aí por ignorância e não por opção, e é isso que eu lhes dou afinal, uma opção.

Você também pode gostar

0 comentários

Hey, podem falar o que acharam do post :)